segunda-feira, 8 de maio de 2017

A Palavra Está Acima de Todo Nome e Sustenta Todas as Coisas






A Palavra de Deus está acima de todas as coisas; vejamos o que afirma o salmista: Pois magnificaste acima de tudo o teu nome e a tua palavra (Salmos 138.2c/ARA). Além de a Palavra está acima de tudo, ela é base e sustentáculo de todas as coisas; essa verdade está declarada na carta do Apóstolo Paulo aos Hebreus (alguns creem em outros autores para essa carta, mas creio que foi Paulo), o Apóstolo assim declara: Sustentando tudo que há pela palavra do seu poder (Hebreus 1.3b/BKJA); Ou, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder (Hebreus 1.3b/ARA).

Devemos ter a consciência que Jesus sustenta todas as coisas por sua palavra poderosa, ela é a base para o casamento, a família, a vida financeira, etc.
A Palavra de Deus está acima de qualquer nome, Ela é superior a qualquer verdade humana, porque Ela é a verdade plena, Ela vem de Deus, é o próprio Deus; Jesus é a Palavra de Deus, Ele é o próprio Deus. O Apóstolo João nos revela essa verdade dizendo: No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus. E a Palavra se fez carne e habitou em nós (João 1.1,14b/BKJA). E em sua primeira carta ele nos declara outra verdade gloriosa a respeito de Jesus: E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna (1 João 5.20).

Queridos, Jesus é a Palavra de Deus e o Verdadeiro Deus, Nele temos a verdadeira proteção, cobertura espiritual, e ele é a Rocha de nossa existência. Necessitamos apenas de permanecermos Nele.

A Palavra Criativa de Deus

As Sagradas Escrituras nos revelam que Deus criou todas as coisas por meio de sua Palavra. Paulo ao escrever para os Hebreus disse: Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente (Hebreus 11.3/ARC). Este versículo nos mostra claramente que os mundos, espiritual e físico, foram criados pela Palavra de Deus, a sua Palavra criativa trouxe a existência tudo que conhecemos no planeta e fora dele. Quando lemos os escritos do Profeta Moisés, no livro de Gênesis, confirmamos a verdade ensinada por Paulo aos Hebreus. Vejamos: E disse Deus: Haja luz. E houve luz (Gn 1.3); E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas (Gn 1.6); E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca. E assim foi (Gn 1.9); E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nela sobre a terra. E assim foi (Gn 1.11); E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite (Gn 1.14a); E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis {ou criaturas viventes, que se movem} de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus (Gn 1.20); E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis, e bestas-feras da terra conforme a sua espécie. E assim foi (Gn 1.24); E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança (Gn 1.26a/ todos esses textos de Gênesis são da Almeida Revista e Corrigida). Através desses escritos vemos que o Pai criou tudo por sua Palavra criativa e é por isso que Ele sustenta tudo por Ela; tudo que o homem necessita está na palavra de Deus; da mesma forma que uma TV possui um manual que nos informa a sua utilidade e funções, da mesma forma o homem possui um manual, a Palavra de Deus, nela sabemos o que somos, temos e podemos; de onde vimos para onde iremos.

Todo cristão tem em sua vida a Palavra criativa de Deus, como disse Paulo aos romanos: Mas que diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé, que pregamos (Romanos 10.8/ARC); a Palavra de Deus está em nós, no nosso espírito, e é a base de nossa vida, uma verdade que nos torna livres para vivermos em plena comunhão com o Pai; e mediante ela manifestamos aqui na terra a realidade de vida que o Pai planejou para nós; a Palavra de Deus está na Bíblia, conhecida como as Escrituras Sagradas.

As Escrituras Sagradas

A Bíblia é um conjunto de escritos sagrados, ou seja, livros sagrados, do judaísmo e do cristianismo. Tais livros foram escritos por homens inspirados por Deus; ela foi escrita por cerca de 40 autores, entre eles, reis, agricultores, pastores, pescadores, médico, cobrador de impostos etc.; escrita em um período de 16 séculos, ou seja, 1.600 anos; está registrada em hebraico, que era o idioma falado pelos hebreus, com a exceção de alguns poucos escritos (textos) que foram escritos em aramaico, um idioma sírio e no grego popular, todos os escritores da Bíblia falaram movidos pelo Espírito Santo de Deus.

Conforme respalda os versículos:

 Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo (II Pedro 1.21/ARC).

Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça (II Timóteo 3.16/ARA).

Por isso, podemos afirmar que a Bíblia é a Palavra de Deus. Nela está contida a palavra Deus, falada diretamente pelo próprio Deus (Gênesis 2.16,17; 12.1-3; 26.1-6/ARC etc.); pelos profetas, os quais eram usados por Deus para levar a sua palavra a seu povo (Isaías 59.20, 21; Ezequiel 20. 39,40/ARC etc.). Nela também encontra a manifestação plena da palavra de Deus na terra (a biografia de Jesus), Jesus, que é a palavra de Deus que se fez carne e habitou entre nós (João 1.1-4,14/ARA), e nela também vemos os discípulos e os apóstolos de Jesus anunciando as verdades adquiridas pelos mesmos do Mestre; eles ensinaram a Palavra de Deus; só é ler o Novo Testamento e iremos ver os ensinamentos dos discípulos, principalmente, os do Apóstolo Paulo (At 13.43,44; 1 Coríntios 2.1-16/ARA etc.).

Temos a Palavra da Reconciliação

Hoje, todo aquele que é nascido de novo tem direito de ensinar a Palavra de Deus, pois foi o próprio Jesus quem nos mandou ir e ensinar a sua Palavra a todas as nações, e nos deu a Palavra da reconciliação.

 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos (Mateus 28.19,20/ARA).

Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. Mas todas as coisas provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos confiou o ministério da reconciliação; pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores por Cristo, como se Deus por nós vos exortasse. Rogamo-vos, pois, por Cristo que vos reconcilieis com Deus (II Coríntios 5.17-20/ARA).

Todavia, todos os ensinamentos (doutrinas), ministrados hoje pelos Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Mestres, tem que ser em concordância com as verdades da Palavra de Deus, contida na Bíblia Sagrada (Gálatas 1.6-12). E todo ensino tem que está sustentado, baseado na Palavra de Deus, centralizado na pessoa de Jesus Cristo, firmando na realidade estabelecida pelo Mesmo, a Nova Aliança, a qual está registrada no Novo Testamento; e nós aceitamos a Bíblia como nosso Infalível Guia que rege a nossa conduta, nossos ensinos e a nossa doutrina (II Timóteos 3.16; I Tessalonicenses 2.13; II Pedro 1.21/ARA).

A Palavra Nos Gerou

Amados, que todos nós, como verdadeiros cristãos, gerados pela Palavra de Deus, vivamos as verdades da mesma para a glória do Pai, mediante o nome de Jesus, através do Espírito Santo que habita em nós.

Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre (1 Pedro 1.23/ARC).

Segundo a sua própria vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas (Tiago 1.18/ARA).

Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas (Efésios 2.10/ARA).

A vós revestirdes do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da Verdade (Efésios 4.24/BKJA).   
                           
Em Cristo Jesus, a Palavra Viva, nós nascemos de novo e somos seres espirituais com a natureza da Palavra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário