terça-feira, 3 de junho de 2014

Os Princípios Elementares da Doutrina de Cristo 5/7: O Princípio da Imposição de Mãos




“Por isso, pondo de parte os princípios elementares da doutrina de Cristo, deixemo-nos levar para o que é perfeito, não lançando, de novo, a base do arrependimento de obras mortas e da fé em Deus, o ensino de batismos, E DA IMPOSIÇÃO DE MÃOS, da ressurreição dos mortos e do juízo eterno”.                                         Hebreus 6.1,2.
                                                                                    
Em Hebreus 6.2 nós encontramos o quarto princípio elementar da doutrina de Cristo, ou podemos dizer, o quarto fundamento, doutrina base, que é o princípio da imposição de mãos.
Nós que somos cristãos devemos entender que o princípio da imposição de mãos é tão importante na doutrina de Cristo quanto os princípios do arrependimento, fé, batismos, juízo eterno e ressurreição.
Todos nós temos que ter consciência desses princípios, não apenas de alguns e de outro não, porque a Bíblia deixa claro para nós que os seis princípios são fundamentais, básicos. Então, amado, fique sempre com a Palavra de Deus.
Muitos cristãos por não ter conhecimento do quarto princípio elementar da doutrina de Cristo, que é o principio da imposição de mãos têm sido destruídos, não usufrui deste princípio, nem deixam outros usufruírem. Muitos criticam por falta de conhecimento e outros por falta de conhecimento usam o princípio da imposição de mãos de uma forma errônea, levando ao extremo (Os 4.6; Jo 8.32).
A doutrina da imposição de mãos é base para as nossas vidas e nós a vemos em toda Bíblia.
Hoje o cristão por está em uma superior aliança deve ter consciência que são membros do corpo de Cristo e que Deus manifesta a sua glória, sinais, prodígios e maravilhas através de nossas mãos (Mc 16.17,18; At 5.12), porque as nossas mãos são as mãos de Cristo em operação, quando um cristão impõe as mãos sobre um doente, um endemoninhado, ou sobre uma pessoa para receber o batismo com o Espírito Santo etc., é como o próprio Jesus tivesse impondo as suas mãos.    
O cristão deve entender quer agora ele é a justiça de Deus e todos os seus membros são membros de justiça (2Co 5.21; Rm 6.13,19), as nossas mãos fazem parte desses membros.
As mãos são membros de justiça e devem ser usadas para abençoar e não para praticar coisas ilícitas, nem para atos obscenos; pois as suas mãos não foram feitas para bater em seus filhos, mas para abençoá-los.
A Bíblia nos ensina que Deus nos abençoa através de sua mão poderosa (1Cr 4.10; Is 59.1; At 11.20,21), amado, a Palavra nos ensina a sermos imitadores de Deus, então use as suas mãos para abençoar.
Nós vemos no antigo testamento a história do povo de Israel, e em Êxodo 17.8 ao 16 nós vemos o povo de Israel lutando contra os Amalequitas, e quando lemos esta história podemos ver algo muito interessante, enquanto Moisés estava com as suas mãos levantadas o povo de Israel venciam; quando, porém suas mãos abaixavam e povo de Deus perdiam, no final da história nós percebemos que Arão e Hur compreenderam que quando as mãos de Moisés estavam erguidas o povo de Israel eram abençoados, por isso seguraram as mãos de Moisés e Israel venceu. Observamos também em Deuteronômio 28.8 que a imposição de mãos serve para abençoar, pois a Palavra nos diz que em tudo que ponhamos as nossas mãos é abençoado.
No novo testamento, nós vemos o nosso Mestre praticando o princípio da imposição de mãos para abençoar as criancinhas (Mc 10.13-16; Mt 19.14,15). Siga o exemplo de Jesus e use as suas mãos para abençoar.
Algumas pessoas podem perguntar: além da imposição de mãos servir para abençoar, para que, mais serve a imposição de mãos? A Palavra nos ensina que a imposição de mãos além de abençoar serve para transferência de autoridade (Dt 34.9; Mt 3.13-17), para ministrar cura aos doentes (Mt 8.3,15; 9.25,29; Mc 6.5; 8.22-25; 7.32-35; 5.22-23; 16.17,18; At 28.8,9; 19.11,12), para separar alguém para o ministério quíntuplo (At 13.3), para separação de alguém ao ministério em geral (At 6.6), para o batismo com o Espírito Santo (At 9.17; 1Co 14.18; At 8.14-17; 19.6), para realizar sinais, prodígios e maravilhas para glória de Deus (Mt 16.17,18; At 5.12; 28.8,9; 19.11,12), e para conceder dons (I Tm 4.14; II Tm 1.6).
Amado, as nossas mãos servem para tudo isso segundo a palavra de Deus, por isso que imposição de mãos é uma doutrina básica, um princípio elementar da doutrina de Cristo. Muitos cristãos por não terem conhecimento da mesma, não usufruem deste princípio tremendo da doutrina de Cristo.
Amado, a imposição de mãos é um princípio bíblico que muitos não conhecem, todavia quem conhece não deve usar de uma forma exagerada, extrema, nem como um ritual.
A Bíblia nos ensina que também não devemos impor as nossas mãos precipitadamente (I Tm 5.22).
Existem algumas pessoas que devemos ter cuidado ao impormos as nossas mãos, para não sermos participantes dos seus pecados, por exemplo: não devemos impor as nossas mãos sobre neófito na fé (novo convertido), para separá-lo a uma função ministerial; não devemos também impor as mãos para ministrar dons, sobre pessoas que não nasceram de novo; e tomar cuidado para não colocar as mãos sobre pessoas que vivem na prática do pecado o colocando em uma função indevida.
Amados, se Deus impõe as suas mãos sobre nós e nos abençoa; se Jesus que é a vontade de Deus manifesta aos homens praticou o princípio elementar da imposição de mãos; se os apóstolos também praticaram, nós como discípulo de Jesus e que estamos firmados em sua doutrina devemos fazer o mesmo, praticar em nossas vidas cristã o princípio elementar da imposição de mãos.
Todo cristão deve ter a consciência que a imposição de mãos é uma doutrina praticada por aqueles que crêem no nome de Jesus (Mc 16.17,18).

Um comentário:

  1. excelente estudo da palavra de Deus, graças a Deus pela bençãos desses ensinos...

    ResponderExcluir